S01EP30 – Entrevista Rita Tojal Quintela – Truques e dicas para boas fotografias de comida
No último episodio desta temporada trago-vos a Rita Tojal Quintela, que produziu as fotografias dos meus livros e algumas das campanhas para o site. Inicialmente a Rita formou-se em engenharia do ambiente, onde trabalhou 10 anos, mas o gosto pela fotografia foi conquistando-a e um dia tomou a decisão de mudar a sua vida. Fala-nos de toda esta caminhada, das dificuldades que sentiu na mudança para uma profissão incerta e como a partilha do seu trabalho, por parte dos seus clientes foi importante para o seu crescimento.
A fotografia tem um grande investimento não só de material como de tempo para a imaginação e criação de cenários, para uma ideia de luz, para a decoração, explicando-nos que uma sessão passa por três etapas: o antes (criação), o durante (sessão em si) e o depois (edição). Ainda há quem não valorize todo este trabalho pensando que a máquina é que faz tudo. Na busca pela sua inspiração conta-nos das suas viagens e refere-nos que todos os acessórios que usa são comprados em pequenas destas viagens ou passeios que faz e que o Pinteresttambém é um ótimo local para se ganhar inspiração e desbloquear a imaginação.
A Rita fala-nos da máquina fotográfica que usa e do que faz a diferença numa boa máquina e ensina-nos alguns truques de como tirar boas fotografias de comida, sendo essencial encontrar o melhor ângulo e uma boa luz, refere até que “o melhor amigo de uma fotografia de comida é uma boa janela”, e quais as melhores lentes para fotografar comida. Para a edição das suas fotografias usa presets, mas acaba sempre por os adaptar a si. Simultaneamente, usa o lightroom, que é pago, mas o VSCO também é uma boa opção para a edição de fotos.
Além de fotografar comida, também fotografa espaços, marcas de roupa e apresenta uma vasta experiência a fotografar crianças, deixando-nos até algumas dicas de como as conquistar e o resto, é deixar acontecer naturalmente.