S02EP07 – Como reforçar o sistema imunitário?

S02EP07 – Como reforçar o sistema imunitário?

Para o reforço do sistema imunitário, a base é ter uma alimentação saudável!

            Na imunidade, existem dois tipos de resposta imunológica, a inata, que nasce com a pessoa e é uma resposta extremamente eficiente e rápida, sendo a nossa primeira linha de defesa (pele, intestino), e a adquirida, que é mais especifica e só é estimulada quando em exposição a um elemento estranho. O intestino é das nossas principais defesas, mas também das que mais descuidamos, ou por não lhe darmos a devida atenção, ou por não lhe darmos o devido valor. É no intestino que temos cerca de 70% das células do nosso sistema imunitário. A microbiota intestinal caracteriza-se pelo seu constante dinamismo, daí poder haver disbioses com alguma frequência, que podem levar a diversas patologias. 

            São várias as causas para uma disbiose, como a baixa ingestão de fibras, baixa ingestão de água, consumo regular de alimentos inflamatórios, uso prolongado de certos fármacos e até o stress constante. Além dos vários sintomas que se podem demonstrar (inchaço, flatulência, enfraquecimento de cabelo e unhas, entre outros) já existem exames à microbiota intestinal onde é possível perceber se existe algum desequilíbrio. Nestes casos, pode ser importante aumentar o consumo de fibras pré-bióticas, reduzir a ingestão de alimentos processados e inflamatórios e fazer uma suplementação de probióticos. 

            No inverno, há uma maior tendência para fazer refeições mais reconfortantes e menos ricas nutricionalmente, assim como há uma tendência para ter baixo níveis de vitamina D, devido à falta de exposição solar. Tudo isto pode gerar sinais de o nosso sistema imunitário estar deficiente, como gripes, infeções, fadiga, sensibilidade emocional, entre outros. É por isso importante, nesta fase, reforçar a nossa alimentação com alimentos da época, ricos em vitaminas A, D, e C, selénio e zinco e, criar uma rotina de sono. 

Submeter comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.