PSYLLIUM: O QUE É?

PSYLLIUM: O QUE É?

O psyllium (psílio) consiste nas sementes da planta Plantago ovata, nativa da região mediterrânica mas atualmente já presente noutras zonas do globo nomeadamente em países asiáticos. Tem sido estudado há décadas devido às suas propriedades funcionais, sendo caracterizado pela solubilidade e viscosidade que apresenta. Assim sendo, estas propriedades são responsáveis pelos seus benefícios nutricionais visto que o consumo de fibras solúveis que são capazes de formar um gel pode alterar a motilidade intestinal e reduzir a absorção de glicose e de colesterol no intestino delgado. Para além disso, ao ser uma fibra resistente à fermentação, e que permanece relativamente intacta ao longo do cólon, tem a capacidade de atuar diretamente no mesmo. A resistência à desidratação gerada pela sua elevada capacidade de reter água permite que ocorra um aumento do teor de água nas fezes e, assim, auxilia a formação de fezes mais macias.

BENEFÍCIOS PSYLLIUM A NÍVEL INTESTINAL

Desta forma, os efeitos do psyllium prendem-se na maior absorção de água (sendo, assim, um agente de volume) e no potencial como estimulador intestinal com efeito lubrificante. Isto faz com que seja um aliado terapêutico em patologias como a síndrome do intestino irritável (SII) bem como em sintomas intestinais isolados nomeadamente a obstipação. (1)

Na verdade, já foi comprovado que é 3.4 vezes mais eficaz do que o farelo de trigo na melhoria da obstipação, tornando-o no gold standard para a regularidade intestinal. (2)

O impacto do psílio no trato gastrointestinal é notável: para além dos benefícios referidos anteriormente, consegue também melhorar a composição e funcionalidade da microbiota intestinal. Para além disso, permite reduzir estados inflamatórios associados à SII e a outras patologias do foro intestinal ao reparar a barreira intestinal e diminuir a passagem de citocinas pró-inflamatórias.

CONSUMO PSYLLIUM

Estes efeitos são conseguidos através do consumo de, pelo menos, 20 – 25g de casca de psílio em forma de farelo (psyllium husk) juntamente com 500ml de água. (3) Simplificando para uso diário e prático, pode utilizar 1 colher de sopa de psyllium num copo grande de água. Deve mexer e beber de imediato!

OUTROS BENEFÍCIOS DO PSYLLIUM

Os benefícios associados ao psílio não se cingem apenas ao sistema digestivo. Eis alguns exemplos de como esta fibra pode impactar positivamente a saúde dos restantes componentes orgânicos:

  • Melhora os níveis de glicemia ao diminuir a absorção de glicose, reduzindo assim o risco cardiometabólico em indivíduos com síndrome metabólico e/ou com diabetes mellitus tipo 2.
  • Reduz os níveis de colesterol em indivíduos com hipercolesterolemia levando à melhoria do perfil lipídico (tanto independentemente como associado a fármacos).
  • Ao alterar os sinais de fome e saciedade, diminui a ingestão energética e, consequentemente, leva a uma maior perda de peso em indivíduos com excesso de peso e obesidade. (2)

É possível compreender, assim, as mais-valias de uma alimentação enriquecida com psílio, em particular nas condições clínicas descritas. O consumo adequado de fibra no geral é, só por si, uma mais-valia para a regulação do trânsito intestinal e para a manutenção da saúde; tendo o psílio associado, torna-se numa ferramenta nutricional importante tanto na prevenção como na gestão de patologias.

CONTACTE-NOS!

Quer saber mais sobre esta temática e melhorar os seus hábitos alimentares? Marque a sua consulta de Nutrição personalizada com as nossas nutricionistas. Conheça-nos e acompanhe o nosso trabalho nas redes sociais!

REFERÊNCIAS:

  1. Belorio M, Gómez M. Psyllium: a useful functional ingredient in food systems. Vol. 62,
    Critical Reviews in Food Science and Nutrition. Taylor and Francis Ltd.; 2021. p. 527–38.
  2. Gibb RD, Sloan KJ, McRorie JW. Psyllium is a natural nonfermented gel-forming fiber
    that is effective for weight loss: A comprehensive review and meta-analysis. Vol. 35,
    Journal of the American Association of Nurse Practitioners. Wolters Kluwer Health;
  3. p. 468–76.
  4. Garg P, Garg PK, Bhattacharya K. Psyllium Husk Positively Alters Gut Microbiota,
    Decreases Inflammation, and Has Bowel-Regulatory Action, Paving the Way for
    Physiologic Management of Irritable Bowel Syndrome. Gastroenterology. 2023 Nov.

Artigo escrito em colaboração com a Nutricionista Estagiária Patrícia Martinho.

Submeter comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.