Suplementos – Serão necessários?
Os suplementos alimentares definem-se como “géneros alimentícios que se destinam a complementar e/ou suplementar o regime alimentar normal e que constituem fontes concentradas de determinados nutrientes ou outras substâncias com efeito nutricional ou fisiológico”.
Qual é o papel dos suplementos?
Suplementos alimentares têm como objetivo complementar a dieta e fornecer nutrientes que podem estar ausentes ou em défice. Eles incluem vitaminas, minerais, aminoácidos, ácidos gordos e outras substâncias. No entanto, a necessidade de suplementação varia de pessoa para pessoa, sendo que depende de fatores como idade, saúde, alimentação, estilo de vida, entre outros…
Em que situações podem ser utilizados?
No geral, a utilização de suplementos alimentares justifica-se quando são verificados défices em análises clínicas. No entanto, deve-se apenas prosseguir com a suplementação se as correções de hábitos alimentares não foram suficientes para colmatar estes mesmos défices.
Existem algumas situações específicas em que se considera essencial a suplementação, nomeadamente:
- Défices Nutricionais – Indivíduos com deficiências diagnosticadas (por exemplo a deficiência de vitamina D ou ferro) pode ser considerado necessário suplementar.
- Gravidez – Mulheres grávidas ou que têm como objetivo engravidar são por norma, aconselhadas a suplementar, por exemplo com ácido fólico, como prevenção dos defeitos do tubo neural no bebé .
- Idosos – Com a idade, a absorção de certos nutrientes e vitaminas pode diminuir, tornando os suplementos uma opção viável a considerar.
- Padrões Alimentares – Pessoas vegetarianas, vegetarianas restritas (veganos) ou pessoas com alergias alimentares podem ter dificuldade em obter todos os nutrientes e vitaminas necessários apenas com a alimentação, fazendo com que os suplementos sejam uma boa alternativa.
Para a larga maioria dos indivíduos saudáveis, a suplementação provavelmente não é necessária, sendo um aspecto que varia imenso consoante diversos fatores tais como hábitos alimentares, estilo de vida, doenças diagnosticadas, entre outras.
Para compreender se precisa de iniciar suplementação e a dosagem adequada para o seu caso, é essencial consultar um profissional de saúde, nomeadamente nutricionista e/ou médico.
Marque a sua consulta de Nutrição personalizada com as nossas nutricionistas. Conheça-nos e acompanhe o nosso trabalho nas redes sociais!
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- Harvard T.H. Chan School of Public Health. (n.d.). Vitamins and Minerals. https://www.hsph.harvard.edu/nutritionsource/what-should-you-eat/vitamins/
- National Institutes of Health. (n.d.). Vitamin D: Fact Sheet for Health Professionals. https://ods.od.nih.gov/factsheets/VitaminD-HealthProfessional/
- Mayo Clinic. (n.d.). Prenatal vitamins: Why they matter, how to choose. https://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/pregnancy-week-by-week/in-depth/prenatal-vitamins/art-20046945
Artigo escrito em colaboração com a Nutricionista Estagiária Patrícia Martinho.