Alergias e intolerâncias alimentares – qual é a diferença?

Alergias e intolerâncias alimentares – qual é a diferença?

As alergias e as intolerâncias alimentares são ambas respostas adversas do organismo a determinados alimentos mas envolvem mecanismos e características distintas.

ALERGIAS ALIMENTARES

As alergias alimentares constituem uma resposta do sistema imunitário a um alimento que é visto como prejudicial para o organismo do indivíduo.

Assim sendo, os sintomas surgem entre minutos e horas após a ingestão do alimento e podem incluir urticária, inchaço, dificuldade em respirar, perturbações do trato gastrointestinal ou até mesmo reações fatais como a anafilaxia. O diagnóstico é realizado através de testes cutâneos (verificação da reação a uma picada) e análises sanguíneas (em específico das imunoglobulinas E).

Sabe-se que os alergénios mais comuns são marisco, peixe, amendoim, leite, soja, trigo, ovo. Assim sendo, a única forma de prevenir estes tipo de reação passa pela evicção estrita dos alimentos aos quais o indivíduo desenvolve alergia, inclusive aqueles que contêm vestígios desses alimentos na sua constituição. Além disso, é importante que transportem consigo injetores de epinefrina para possíveis reações alérgicas graves.

INTOLERÂNCIAS ALIMENTARES

Já as intolerâncias alimentares não envolvem respostas do sistema imunitário. Estas definem-se como uma incapacidade de digerir corretamente certos alimentos.

Por outro lado, os sintomas são menos severos e normalmente estão associados ao sistema digestivo, podendo variar entre distensão abdominal, náuseas, flatulência, diarreia, obstipação.

As intolerâncias mais comuns incluem a intolerância à lactose, a sensibilidade não-celíaca ao glúten e também a alguns aditivos alimentares. O diagnóstico das intolerâncias alimentares é feito por testes respiratórios (no caso da lactose) e por exclusão de outras patologias (no caso da sensibilidade ao glúten, devendo aqui ser a excluída a hipótese de doença celíaca).

A gestão das intolerâncias alimentares implica reduzir ou evitar a ingestão do alimento específico e possivelmente utilizar auxiliares digestivos (como suplementos da enzima lactase para a intolerância à lactose). Tanto nas alergias como nas intolerâncias alimentares, o apoio médico e de um nutricionista é fundamental para gerir sintomas e manter uma boa qualidade de vida. 

CONTACTE-NOS

Quer saber mais sobre esta temática e melhorar os seus hábitos alimentares? Marque a sua consulta de Nutrição personalizada com as nossas nutricionistas. Conheça-nos e acompanhe o nosso trabalho nas redes sociais!

Submeter comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.