Rótulos alimentares – Devo dar prioridade aos ingredientes ou à tabela nutricional?
Os rótulos alimentares de produtos embalados possuem informações nutricionais fundamentais nas quais nos baseamos para decidir a nossa escolha de compra. Os mesmos são compostos pela lista de ingredientes e pela declaração (ou tabela) nutricional. Ambos são fatores importantes a avaliar de forma a garantir a melhor escolha alimentar possível. Vejamos algumas estratégias para “decifrar” cada um deles.
LISTA DE INGREDIENTES
Primeiramente, a lista de ingredientes deve ser a mais curta possível. Sabendo que os ingredientes são listados por ordem decrescente (ou seja, o primeiro elemento mencionado é o que se encontra em maior quantidade no produto), deve ser feita uma leitura breve dos mesmos, tentando evitar alimentos com adição de açúcar e sal, bem como edulcorantes e conservantes.
Deve-se ter em atenção que o “açúcar” pode ser mencionado através de denominações diferentes tais como:
- Açúcar amarelo
- Açúcar de coco
- Açúcar de beterraba
- Açúcar de palma
- Açúcar de tâmara
- Açúcar invertido
- Açúcar mascavado
- Açúcar turbinado
- Caramelo
- Mel
- Melaço
- Melaço de cana
- Melaço negro
- Malte de cevada
- Rapadura
- Adoçante à base de milho
- Dextrose
- Frutose
- Sacarose
- Maltose
- Galactose
- Lactose
- Glucose
- Caldo de cana desidratado
- Cana-de-açúcar
- Maltodextrina
- Sumo de fruta concentrado
- Sumo de fruta desidratado
- Goma-arábica
- Xaropes (de milho, de ácer, de alfarroba, de malte, de milho rico em frutose, de milho rico em glicose, de aveia, de arroz, de sorgo).
TABELA NUTRICIONAL
Já a declaração nutricional deve ter por base o descodificador de rótulos da Direção geral de Saúde (DGS) encontrado em baixo, tanto para alimentos como para bebidas. Sendo que a tabela refere-se aos alimentos sólidos (por 100g) e a 2ª imagem aos alimentos líquidos (por 100ml).
Em suma, tanto os ingredientes como a tabela nutricional devem ser analisados aquando da compra de um produto alimentar. Recomenda-se geralmente que se avalie primeiro a lista dos ingredientes e de seguida a declaração, de forma a obter uma visão mais correta do alimento/bebida. Contudo, tanto os componentes alimentares como os valores nutricionais são informações chave para melhores escolhas alimentares e, como consequência, para o nosso bem-estar.
Quer saber mais sobre esta temática? Marque a sua consulta de Nutrição personalizada com as nossas nutricionistas. Conheça-nos e acompanhe o nosso trabalho nas redes sociais!