A importância do pequeno almoço
O pequeno almoço é, para a maioria, a primeira refeição do dia e, portanto, a refeição com mais importância!
Nutrir o organismo pela manhã é fundamental e imperativo para o bom desempenho cognitivo, psicológico, físico e, no geral, para a saúde e bem-estar de cada um.
O planeamento do pequeno almoço deve ser individualizado e adequado às necessidades e objetivos de cada pessoa, mas, no geral, pé importante que seja nutritivo e de idealizado de forma a fornecer um aporte adequado de nutrientes. Assim sendo, poderá seguir as seguintes recomendações:
- Incluir 1 fonte de proteína (por exemplo: 1 copo de leite/alternativa vegetal ou 1 iogurte natural sem adição de açúcares ou 2 fatias de queijo finas ou 1 ovo)
- Incluir 1 fonte de hidratos de carbono (1 pão – aproximadamente 60g – preferencialmente misto ou escuro ou 4 colheres de sopa de cereais integrais sem adição de açúcar ou 4 colheres de sopa de flocos de aveia ou outro cereal integral).
- Incluir 1 fonte de gordura (metade de um abacate ou 1 colher de sobremesa de manteiga de amendoim (ou outro fruto oleaginoso) ou 1 colher de sopa de azeite ou 1 punhado de frutos secos).
- Incluir 1 porção de fruta da época
Verifique algumas ideias de pequenos almoços que pode incorporar no seu dia-a-dia para garantir um começo de dia equilibrado e saudável:
- Como fazer um pequeno-almoço saudável
- Top 8 dos melhores cereais de pequeno-almoço
- Por que razão devemos fazer um pequeno-almoço à base de “plantas”?
Gostaria de saber mais sobre este tema? Marque a sua consulta de Nutrição personalizada com as nossas nutricionistas. Conheça-nos e acompanhe o nosso trabalho nas redes sociais!
Artigo escrito em colaboração com a Nutricionista Estagiária Patrícia Martinho.