CHÁ DE CAMOMILA É BENÉFICO NA MENOPAUSA?

CHÁ DE CAMOMILA É BENÉFICO NA MENOPAUSA?

CHÁ DE CAMOMILA

A camomila é das plantas medicinais mais antigas e reconhecidas em todo o mundo, mas será que o chá de camomila é benéfico na menopausa? A sua infusão, preparada a partir da junção do extrato seco da planta com água, é extensivamente associada a benefícios para a saúde. Os principais constituintes da camomila incluem diversos flavonoides e outros compostos fenólicos como apigenina, quercetina e patuletina, entre outros. Estes componentes são solúveis em água quente e as quantidades obtidas proveniente do consumo regular da infusão não são negligenciáveis, tendo propriedades antinflamatórias e antioxidantes de relevo. Para além disso, a infusão de camomila é também associada à melhoria da capacidade anti-inflamatória e antimicrobiana. (1)

Outros componentes da camomila já foram associados a atividades sedativa e ansiolítica moderadas, ainda sem reconhecimento do mecanismo de ação em concreto mas que corrobora a função assumida do chá de camomila como agente “calmante”. (2) A redução do risco de doença cardiovascular, o efeito hipoglicemiante e a melhoria de certos sintomas gastrointestinais são também benefícios a retirar do consumo de chá de camomila, embora sejam necessários mais estudos e de melhor qualidade científica no âmbito de comprovar e reproduzir recomendações mais evidentes. (3)

CHÁ DE CAMOMILA E MENOPAUSA

Tendo em conta os sintomas associados a esta fase da vida de uma mulher, coloca-se a hipótese: chá de camomila é benéfico na menopausa? Efetivamente, a utilização da planta na melhoria dos afrontamentos está comprovada, sendo uma terapêutica dita “natural” que pode ser recomendada às mulheres que deles sofrem. (4) Além disso, considera-se a tendência acrescida nesta fase para estados de irritabilidade e de outros sintomas do foro psicológico, a infusão de camomila pode ser vista como uma aliada na sua redução dada a sua ação ansiolítica. Deste modo, apesar de ainda não existir estudos relevantes que associem os benefícios da camomila à menopausa, é possível concluir que o consumo regular de infusão de camomila pode ter um papel interessante nesta fase da vida da mulher tão importante, em particular como facilitador na melhoria de afrontamentos.

Quer saber mais sobre esta temática e melhorar os seus hábitos alimentares? Marque a sua consulta de Nutrição personalizada com as nossas nutricionistas. Conheça-nos e acompanhe o nosso trabalho nas redes sociais!

Referências:

  1. McKay DL, Blumberg JB, Research Labora-tory A, Mayer J. A Review of the Bioactivity
    and Potential Health Benefits of Chamomile Tea (Matricaria recutita L.). Phytother Res
    [Internet]. 2006;20:519–30. Available from: www.interscience.wiley.com
  2. Chaves PFP, Hocayen P de AS, Dallazen JL, de Paula Werner MF, Iacomini M, Andreatini
    R, et al. Chamomile tea: Source of a glucuronoxylan with antinociceptive, sedative and
    anxiolytic-like effects. Int J Biol Macromol. 2020 Dec 1;164:1675–82.
  3. Srivastava JK, Shankar E, Gupta S. Chamomile: A herbal medicine of the past with a
    bright future (review). Vol. 3, Molecular Medicine Reports. 2010. p. 895–901.
  4. Kheirkhah M, Naieri S, Tabari N. The effect of herbal tea capsule on menopause hot
    flashes. J Family Med Prim Care. 2018;7(5):1074.

Artigo escrito em colaboração com a Nutricionista Estagiária Patrícia Martinho.

Submeter comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.