IMPORTÂNCIA DA FIBRA NA PERDA DE PESO
Diversas são as estratégias que permitem uma perda de peso equilibrada e sustentável, sempre adaptada a cada indivíduo. Para além da redução do consumo energético, associação à prática de atividade física e modulação comportamental, a melhoria da qualidade dos alimentos ingeridos é fulcral neste processo.
FIBRA – QUAIS OS SEUS BENEFÍCIOS?
Um dos nutrientes chave, tanto para a redução de massa corporal como para a manutenção de um bom estado de saúde, é a fibra. Este nutriente, para além de reduzir a carga glicémica dos alimentos, pode auxiliar uma perda de peso e especificamente de massa gorda, bem como permitir a melhoria do perfil lipídico e a redução da pressão arterial. (1)
A fibra é também um aliado no que toca a aumentar a saciedade após uma refeição, permite a redução da quantidade de alimentos ingeridos e, desta forma, uma redução global do consumo energético.
Associado a estes benefícios encontra-se também a capacidade de modular a microbiota e melhorar o trânsito intestinal, reduzir a inflamação crónica de baixo grau, melhoria da sensibilidade à insulina (com consequente redução do risco de desenvolver diabetes mellitus tipo 2) e prevenção do cancro colorretal. (2)
A recomendação geral do consumo de fibra no adulto é de 25g por dia.
ALIMENTOS RICOS EM FIBRA, QUAIS SÃO?
Dados os vastos benefícios associados à ingestão deste nutriente, em que alimentos podemos encontrá-lo de forma a aumentar o seu aporte? Eis as maiores fontes alimentares de fibra:
CONTACTE-NOS
Quer saber mais sobre esta temática e melhorar os seus hábitos alimentares? Marque a sua consulta de Nutrição personalizada com as nossas nutricionistas. Conheça-nos e acompanhe o nosso trabalho nas redes sociais!
REFERÊNCIAS
- Tremblay A, Clinchamps M, Pereira B, Courteix D, Lesourd B, Chapier R, et al. Dietary fibres and the management of obesity and metabolic syndrome: The resolve study. Nutrients. 2020 Oct 1;12(10):1–20.
- Barber TM, Kabisch S, Pfeiffer AFH, Weickert MO. The health benefits of dietary fibre. Vol. 12, Nutrients. MDPI AG; 2020. p. 1–17.
Artigo escrito em colaboração com a Nutricionista Estagiária Patrícia Martinho.