Sabe o que é o glifosato e quais são os perigos de o ingerir?

pesticidas

Sabe o que é o glifosato e quais são os perigos de o ingerir?

O glifosato é um dos herbicidas mais usados no planeta, e o elemento ativo de um dos pesticidas mais controversos, o Roundup. Este é comumente utilizado em agricultura intensiva (especialmente em países da América do Norte e América do Sul), de forma a melhorar a resistência das espécies vegetais às pragas. Assim, é possível o aumento da produtividade de algumas culturas que servem o planeta, tais como: o milho, trigo, soja e outras, que são geneticamente modificadas, para conseguirem sobreviver à pulverização do pesticida, podendo depois manter níveis desadequados do pesticida em forma de resíduo.

Os efeitos da exposição ao glifosato têm sido muito estudados, uma vez levantam várias questões de saúde pública. Existem estudos recentes que relacionam a exposição ao herbicida e o desenvolvimento de Linfoma não Hodgkin (LNH). A Organização Mundial de Saúde lista o glifosato como “provável carcinogénico para o Homem”. Além da ligação entre o glifosato e o LNH, este tem ainda outros efeitos adversos como a desregulação endócrina humana ainda um efeito prejudicial para a vida selvagem.

Nos EUA, já existem produtos certificados com a rotulagem que designa “Glyphosate Residue Free”, garantindo a não utilização de glifosato e a não existência de resíduos tóxicos nestes alimentos. Em Portugal e na UE, o glifosato ainda é de venda livre, e é acessível para compra em supermercados comum e para uso doméstico. Uma forma de garantirmos a segurança dos produtos alimentares que compramos, é fazermos as nossas compras em supermercado, onde existe informação quanto à rastreabilidade dos produtos, de forma a termos melhores garantias de qualidade alimentar.

Artigo escrito por Joana Moura, Nutricionista

Bibliografia:

-Zhang, L. et al. “Exposure to glyphosate-based herbicides and risk for non-Hodgkin lymphoma: A meta-analysis and supporting evidence” Mutation Research/Reviews in Mutation ResearchVolume 781, July–September 2019, Pages 186-206.

-Detoxproject:  https://detoxproject.org/certification/glyphosate-residue-free/certified-products/

-ASAE: www.asae.gov.pt

Submeter comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.