Spirulina no tratamento da anemia

Spirulina no tratamento da anemia

A spirulina é uma cianobactéria comestível que cresce em várias partes do mundo, em lagos e oceanos subtropicais de água salgada. (1) Existem várias espécies mas, as mais conhecidas são Spirulina maximaee a Spirulina platensis.A sua coloração pode ser azulada devido ao teor em fitocianinas, esverdeada devido à clorofila ou alaranjada devido à presença de carotenoides na sua constituição. Em Portugal, encontramos sobretudo a versão verde. (2) Ao contrário do que se pensa, a spirulina não é um alimento recente, já é utilizada há milhares de anos por civilizações antigas, tanto no México como em África, que habitavam perto de lagos. (2)

É pouco calórica (aproximadamente 10kcal por colher de sopa) e apresenta um elevado teor de ácidos gordos ómega-3 e aminoácidos (2), vitaminas do complexo B (vitamina B1, B2, B3, e B9), A, C, D e E e ainda minerais como cálcio, ferro, potássio, cloro, cobre, magnésio, fósforo, selénio, sódio e manganês. (1) É um excelente alimento para incluir em regimes vegetarianos pois contém um antioxidante que contribui para o aumento da absorção de ferro.

A suplementação com spirulina desempenha um papel fundamental no tratamento da anemia ferropenica. Este é o tipo de anemia mais comum que se carateriza pela deficiência de ferro, e que ocorre quando a absorção deste mineral não é suficiente para suprir as necessidades do organismo. Nestes casos os níveis de hemoglobina descem bastante (3).  Quando há uma deficiência de ferro no organismo, a distriuição de oxigénio fica comprometida podendo causar sintomas como cansaço extremo, queda de cabelo, perda de força etc… (3)

Com níveis de ferro equivalentes aos da carne de bovino, alguns estudos concluíram que a suplementação diária de spirulina, melhora o sistema hematológico (4)e exerce um papel protetor contra a anemia, evitando a destruição de hemácias (um dos componentes do sangue, responsável por transportar o oxigénio) e aumentando as concentrações de hemogloblina no sangue. (5) 

Bibliografia

  • Cançado, R., Chiattone, C. Anemia ferropênica no adulto: causas, diagnóstico e tratamento. Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia. 2010. Obtido em: 
  • Selmi, C., Leung, PS, Fischer, L., Alemão, B., Yang, CY., Kenny, TP., Cysewski, GR., Gershwin, ME. Os efeitos da espirulina na anemia e na função imunológica em idosos. Cellular & molecular immunology. 2011. Obtido em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4012879/

Submeter comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.