Como escolher polpa de tomate
Neste post vamos ver como escolher polpa de tomate de compra que seja saudável para as suas receitas diárias.
O tomate para além de ser um fruto com inúmeros benefícios também é um alimento muito versátil, pois existem inúmeras maneiras de consumir o mesmo, desde cru em saladas a processado em forma de polpa de tomate enfrascada.
Uma das principais substâncias presentes no tomate é o carotenóide, licopeno, que dá a cor avermelhada ao tomate. Algo importante a reter deste fitonutriente é que a absorção do mesmo é maior se o tomate for cozinhado. Esta razão deve-se ao facto da perda de água do fruto ao ser cozinhado, o que aumenta a concentração de licopeno (Vitucci et al. 2021).
Existe evidência que afirma que a gordura facilita a absorção do licopeno. Tendo isto em conta, até é recomendado que o tomate seja cozinhado ou temperado com azeite de forma a potenciar a concentração do fitonutriente. Apenas o conteúdo em vitaminas é que é superior ao consumir tomate em cru (Johnson-Down, 2002).
É importante reter que as polpas de tomate com mais ingredientes para além do suposto, ou seja, polpa de tomate com cebola e alho e polpa de tomate com outros temperos, apresentam, na sua grande maioria, óleo na sua composição, por isso deve-se evitar.
Cuidados a ter:
- Optar por polpa de tomate sem tempero. Costuma ser o que menos ingredientes tem e, sendo assim, compensa mais temperar no momento.
- Verificar o estado da embalagem, pelo menos, nas embalagens de cartão.
- Verificar se as embalagens de vidro se encontram bem fechadas e sem rachas.
- Observar se o produto parece ter um aspeto homogéneo e a validade do mesmo.
- Ter em atenção a quantidade que pretende usar e, se for um prato mais pequeno, mais vale levar uma embalagem de cartão pequena para evitar guardar no frigorífico o restante por um prazo maior ao ponto de ganhar bolor.
- Observar na tabela nutricional os valores de gordura saturada, açúcar e sal.
- Gordura saturada: máximo encontrado 0,4g/100g. Mínimo encontrado: 3g/100g. média de 0,1g/100g.
- Açúcar: máximo encontrado 10g/100g. Mínimo encontrado: 0g/100g. média de 6,1g/100g.
- Sal: máximo encontrado 1.8g/100g. Mínimo encontrado: 0g/100g. média de 0.48g/100g.
- Estes valores acima referem-se apenas a polpa de tomate sem tempero.
Top 3 polpa de tomate
Top 3 polpa de tomate com cebola e alho
Gostou deste tema? Experimente esta receita Crepes de lentilhas no forno com molho de tomate
Para um aconselhamento mais personalizado, agende a sua consulta de nutrição em https://zappysoftware.com/loveat
Artigo escrito por Inês Simões Alves (3671NE)
Referências bibliográficas
Johnson-Down L. Food habits of Canadians: lutein and lycopene intake in the Canadian population. JADA. 2002; 102(7):9988-91.
Vitucci, D., Amoresano, A., Nunziato, M., Muoio, S., Alfieri, A., Oriani, G., Scalfi, L., Frusciante, L., Rigano, M. M., Pucci, P., Fontana, L., Buono, P., & Salvatore, F. (2021). Nutritional Controlled Preparation and Administration of Different Tomato Purées Indicate Increase of β-Carotene and Lycopene Isoforms, and of Antioxidant Potential in Human Blood Bioavailability: A Pilot Study. Nutrients, 13(4), 1336. https://doi.org/10.3390/nu13041336