Por que é que devemos fazer um pequeno-almoço à base de “plantas”?

pequeno-almoço vegetariano

Por que é que devemos fazer um pequeno-almoço à base de “plantas”?

Por que é que devemos fazer um pequeno-almoço à base de “plantas”? Fazer um pequeno-almoço sem produtos de origem animal, pode parecer estranho quando estamos tão habituados à clássica torrada com manteiga e à meia de leite. Mas variar o pequeno-almoço e procurar incluir ingredientes de origem vegetal pode trazer-nos várias vantagens para a saúde:

  • Redução do risco de doenças crónicas: Reduzir o consumo de ingredientes de origem animal ao pequeno-almoço como leite, queijo, manteiga ou fiambre pode ajudar a reduzir o risco de doenças como doenças cardíacas, hipertensão, diabetes tipo 2 e certos tipos de câncer.
  • Melhor gestão do peso: uma alimentação à base de plantas fornece, geralmente, mais fibras que nos ajudam a sentirmo-nos saciados ao longo do dia e com menos vontade de petiscar. Experimenta começar o teu dia com umas papas de aveia e linhaça, ou com uma taça de muesli, farelo de aveia e fruta.
  • Maior capacidade de manter os níveis de colesterol sanguíneo equilibrados: Ao consumires mais fibra, terás naturalmente maior capacidade de manter os teus níveis de colesterol no sangue equilibrados. E o melhor é que podes começar já hoje a mudar os teus hábitos alimentares e os resultados vão aparecer rápida. 
  • Mais energia: Inúmeros estudos já nos provaram que uma alimentação com mais fibra e menos gorduras saturadas nos dá mais energia ao longo do dia, menos picos de açúcar no sangue e maior sensação de estabilidade. Começa pelo pequeno-almoço juntando sementes de chia, linhaça ou sésamo aos teus cereais, alterna o leite com bebidas vegetais, usa farinhas integrais e consome mais fruta. Vais notar uma diferença enorme no teu dia.
  • Mais saúde: Uma alimentação com mais ingredientes vegetais tem, geralmente, maior concentração de antioxidantes, vitaminas e minerais. Isto é importante para reforçar o teu sistema imunitário e te manter mais saudável ao longo do ano.
  • Maior conforto intestinal: Com o passar dos anos e até mesmo com o stress, muitos de nós sentimos que alguns alimentos não nos caem tão bem. Não quer dizer que estejamos a tornar-nos intolerantes aos alimentos mas pode significar que precisamos de reduzir um pouco o consumo de alimentos que podem causar algum desconforto intestinal como flatulência ou dilatação abdominal. Experimenta alternar o pão com tortitas de arroz, para reduzires  exposição ao glúten, e trocar a manteiga ou o queijo por hummus ou pastas vegetais para barrar. 
  • Menor monotonia: Quando procuras variar a tua alimentação e incluir ingredientes de origem vegetal abres todo um leque de opções para as tuas refeições. Vais perceber que te alimentas de forma mais colorida e variada o que te vai deixar cheio de vontade para acordar e tomar o pequeno-almoço.

Vê a minha selecção com 30 ideias de pequenos-almoços saudáveis.

Submeter comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.