Qual é o melhor método de introdução alimentar?

Qual é o melhor método de introdução alimentar?

A Introdução Alimentar, também conhecida como Diversificação Alimentar, define-se como o processo onde o bebé é apresentado a novos alimentos para além do leite (materno ou, na sua ausência, fórmula infantil), associado a uma redução gradual do mesmo até à introdução completa na dieta familiar. Deve ocorrer por volta dos 6 meses de idade (180 dias). (1)

Assim sendo, pretende-se que o bebé experiencie o máximo possível de novos sabores, texturas, aromas, havendo uma ampla variedade de alimentos oferecidos!

Existem 3 métodos
  • TRADICIONAL – Inicia-se a introdução de alimentos com texturas cremosas (tipo puré), seguindo-se gradualmente para consistências mais pastosas (até aqui sempre oferecido à colher pelo cuidador) e termina-se com alimentos sólidos em forma de finger foods (pequenos pedaços de comida que o bebé pode pegar diretamente e começar a treinar a mastigação. Assim, existe sempre um acompanhamento pelo cuidador o que reduz o risco de engasgamento e também permite uma oferta diversificada de alimentos;
  • BABY-LED-WEANING (BLW) – Disponibiliza-se diversos alimentos em forma de finger foods e o bebé tem autonomia para escolher os que prefere e comer na quantidade que precisa e leva-os diretamente à boca com as próprias mãos. (2) Dessa forma e por esta razão, é um método conhecido como “autoalimentação” e pode ser feito se o bebé tiver as condições neuromotoras para tal. (3) No entanto, é importante que os pais analisem os sinais de fome/saciedade e que se certifiquem de que existe adequação nutricional nos alimentos fornecidos visto que o bebé pode estar mais exposto a alimentos pouco saudáveis, procedentes das refeições familiares, e também tem maior risco de incorrer em monotonia alimentar ao poder escolher sempre os mesmos alimentos. Por isso, ao haver mais autonomia por parte do bebé, deve também ser assegurado um maior controlo pelos cuidadores de forma a evitar risco de engasgamento; (2)
  • MISTO – Tendo em conta o receio de que o bebé se engasgue, a dificuldade em saber que alimentos oferecer e quando oferecê-los e a ingestão de ferro na alimentação, muitos cuidadores não aderem ao BLW. No entanto, tendo por base os seus benefícios mas também a praticabilidade do método tradicional, considera-se um terceiro método de introdução alimentar. Assim sendo, o método misto combina o processo tradicional e o BLW, havendo espaço para a realização de ambos. Inclui a oferta de alimentos cortados em palitos/tiras (finger foods que o bebé come sozinho) e de alimentos em puré ou mais pastosos (oferecidos à colher pelo cuidador). Dessa forma, este método apresenta maior aceitabilidade e aderência por parte das famílias ao combinar a autoalimentação com refeições fornecidas e controladas pelos pais. (4)
Qual é o mais adequado ao meu bebé?

Assim sendo, tendo conhecimento dos métodos de introdução alimentar existentes, qual o melhor e mais adequado ao meu bebé? Esta decisão baseia-se em diversos fatores bem como socioeconómicos, culturais, de gestão de tempo e também como o próprio bebé se relaciona com a comida. Isto significa que não existe um método melhor e que deve ser escolhido em detrimento dos outros. Todos eles têm um papel importante sendo que o método misto poderá trazer mais vantagens ao acomodar 2 métodos distintos. Contudo, é uma decisão que tem de ser tomada pelos cuidadores estando os mesmos informados das peculiaridades de cada processo.

Outras informações de interesse!
Contacte-nos!

Quer saber mais sobre esta temática e melhorar os seus hábitos alimentares? Marque a sua consulta de Nutrição personalizada com as nossas nutricionistas. Conheça-nos e acompanhe o nosso trabalho nas redes sociais!

REFERÊNCIAS

  1. Verga MC, Scotese I, Bergamini M, Simeone G, Cuomo B, D’antonio G, et al. Timing of
    Complementary Feeding, Growth, and Risk of Non-Communicable Diseases: Systematic
    Review and Meta-Analysis. Vol. 14, Nutrients. MDPI; 2022.
  2. Associação Portuguesa de Nutrição. Alimentação nos primeiros 1000 dias de vida: um
    presente para o futuro. 2019.
  3. Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, Direção-Geral da
    Saúde. Alimentação saudável dos 0 aos 6 anos. 2019.
  4. Sanini Belin CH, Nunes LM, Ficagna CR, Neves RO, Moreira PR, Bernardi JR. Adherence
    to different complementary feeding methods in the first year of life: A randomized
    clinical trial. PLoS One. 2023 Nov 1;18(11 NOVEMBER).

Artigo escrito em colaboração com a Nutricionista Estagiária Patrícia Martinho.

Submeter comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.